top of page

Sucralose


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sucralose&oldid=32355901

A Sucralose é uma substância utilizada atualmente como alternativa aos adoçantes artificiais, como a sacarina e o ciclamato.
História
Em estudo há mais de 20 anos, a sucralose foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) em todas as categorias (general purpose), pelo JECFA (Joint Expert Committee on Food Additivies) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A sucralose é o único adoçante que pode ser utilizado sem restrições, inclusive por fenilcetonúricos, gestantes, crianças e diabéticos.
Os estudos têm demonstrado de maneira definitiva que a sucralose é inócua à saúde, mesmo a níveis de consumo muito superiores ao necessário para adoçar, não havendo nenhum tipo de restrição ao seu consumo. Os estudos indicam claramente que a sucralose:
• não possui calorias
• não causa cáries
• não tem efeito na secreção de insulina
• não é tóxica



Sucralose versus outros adoçantes


Em comparação aos outros tipos de adoçantes encontrados no mercado, a sucralose parece ter reunido os aspectos positivos e solucionado os principais pontos negativos.

• A estévia é vista como um edulcorante natural, pois tem como origem uma planta. Não há contra-indicações ao uso, mas seu sabor tem residual amargo.

• A sacarina e o ciclamato são adoçantes artificiais. Geralmente estão presentes juntos nas formulações, pois há uma boa sinergia entre eles, melhorando o sabor final do produto. São resistentes a altas temperaturas, mas deixam residual amargo.

• O acesulfame de potássio aparece nas composições dos adoçantes para auxiliar a arredondar o sabor final do produto. Não tem restrições e resiste a altas temperaturas.

• A frutose é o açúcar das frutas, tem em média três vezes o poder de dulçor do açúcar e portanto auxilia nas dietas de restrição calórica, porém contém o mesmo valor calórico do açúcar e não é recomendada para diabéticos. Resiste a altas temperaturas. Os açúcares light surgiram no mercado para o auxílio da redução de calorias, as formulações em geral apresentam 50% de dulçor proveniente do açúcar e 50% do adoçante, portanto não são recomendados para diabéticos.

• O aspartame é um edulcorante que tem sabor agradável, mas não é recomendado para fenilcetonúricos e não resiste a altas temperaturas. Muitas pessoas acreditam que o aspartame possa potencializar algumas doenças, como enxaqueca, labirintite, câncer, mas não há estudos que comprovem. Apenas há estudos em que comprovam a ocorrências destas e outras doenças em ratos de laboratório e primatas.
O adoçante aspartame foi lançado no mercado sem nunca ter sido experimentado em humanos, razão pela qual leva a crer que estas e outras doenças poderão ocorrer em humanos, a semelhança do que aconteceu em animais.

Mais de 100 estudos científicos durante 20 anos, comprovaram que o sucralose é seguro. Importantes estudos toxicológicos foram feitos e ficou comprovado que o adoçante sucralose não é cancerígeno. Os dados dos estudos foram avaliados independentemente por vários peritos de diferentes disciplinas, incluindo toxicologia, oncologia, teratologia, neurologia, pediatria e nutrição.
Ligações externas

• Site Diabete.com, sobre a sucralose





Diet ou Light?



O que são produtos diet?


Muitas pessoas acreditam que um produto diet é aquele que não contém calorias, mas isso não é verdadeiro. Na realidade, produtos diet são aqueles nos quais há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original.
Desta forma, um alimento diet é aquele no qual não há ou açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente. Por isso, uma alimento diet não significa necessariamente que tenha menos calorias. Um caso clássico é o do alguns chocolates diet que, apesar de serem restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras.
Os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.

O que são produtos light?


Eles têm menos calorias que os diet? A resposta é: depende. Enquanto nos alimentos diet há a eliminação de um ingrediente, nos light há redução mínima de 25%. Porém, isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida. Ou seja, para que um produto light ou diet tenha menos calorias, é preciso que haja redução de um ingrediente calórico como carboidrato, gordura ou proteína e não de substâncias como sódio (sal light).
Outra diferença importante é que os produtos light não são necessariamente indicados para pessoas com alguma doença, como por exemplo diabetes, a menos que haja a eliminação de um ingrediente. No caso da Coca-coca light, ela poderia ser consumida por diabéticos já que há eliminação de açúcares. Na realidade, a Coca-Cola light também poderia ser classificada como diet, uma vez que é livre de açúcares.

 

 

Remédios Naturais para Diabéticos

 

retirado de: http://br.mulher.yahoo.com/fotos/rem%C3%A9dios-naturais-para-diabetes-slideshow/rem%C3%A9dios-naturais-para-diabetes-photo-1381851534884.html

 

 

1.    Água: A água ajuda a mobilizar o alto teor de açúcar no sangue e por isso previne a agravação da diabetes. Beber diariamente 2,5 litros de água não apenas regula as funções físicas, mas diminui as chances de problemas cardiovasculares e relacionados à diabetes.

 

2.    Pera: Rica em potássio e repleta de fibras, a pera também contém poucos carboidratos, por isso sempre a tenha em sua fruteira. Misture com espinafre e obtenha um alívio instantâneo para sua fome! Apesar das frutas e vegetais serem alimentos saudáveis, não se pode negar que alguns deles contêm açucares e carboidratos, embora em pequenas quantidades. Portanto, mantenha as porções pequenas e consulte um nutricionista antes de qualquer mudança radical em sua dieta.

 

3.    Repolho: O repolho possui um índice glicêmico de 10, que é um número baixo e bom para os diabéticos. Ele também é uma fonte rica em vitamina C e K. No entanto, fique de olho na contagem de gordura se você for incluir repolho na dieta.

 

4.    Frutas vermelhas: Segundo especialistas, morangos, framboesas, amoras ou outras bagas são ricas em antioxidantes, vitaminas e fibras, além de poucos carboidratos. Então, adicione alguns morangos ao café da manhã ou coma alguns durante o dia. Além de colorir sua refeição, também vão colorir sua saúde!

 

5.    Laranja: Embora a laranja contenha açúcar, também possui outros compostos que ajudam a controlar a glicose, o que é ótimo para o paciente de diabetes. A fibra solúvel presente na laranja engrossa ao ser digerida. Isso reduz a velocidade da absorção de açúcar, oferecendo um maior controle da glicose.

6.    Feijões: O feijão preto, o carioca ou as lentilhas trazem imensos benefícios para os diabéticos. Eles têm baixo teor de gordura e calorias, e alto teor de proteína! Eles saciam a fome, retardam o processo de digestão e evitam os picos de glicose no sangue.

 

7.    Espinafre: Será que tem algo que esse superalimento não faz? Pesquisas demonstram que o espinafre tem pouquíssimas calorias e carboidratos, o que é uma excelente notícia se você é diabético. Na verdade, o espinafre é uma das poucas coisas que um diabético pode comer sem moderação!

 

8.    Maçã: Com baixo teor de calorias e carboidratos, este fruta portátil pode ser carregada com facilidade na bolsa, o que faz dela o lanche perfeito. Fibrosa, repleta de vitaminas e antioxidantes, esta fruta pró-diabéticos é uma adição saudável e crocante em sua dieta.

 

9.    Quiabo: Este vegetal é tiro e queda para crianças e diabéticos! Assim como a berinjela e a laranja, a fibra solúvel presente no quiabo faz deste humilde alimento um dos melhores para os portadores de diabetes.

 

10.  Berinjela: Fácil de encontrar, sem amido, com poucos carboidratos e muitas fibras solúveis: existe melhor vegetal para a diabetes? Coma sem moderação e aproveite tudo que ele lhe oferece!

 

11.  Cereja: Se você é “formiguinha”, não se preocupe! As cerejas fazem muito bem para você, pois o açúcar nela contido é natural. Além disso, a contagem de calorias é baixa e o nível de carboidratos é mínimo. Mesmo assim, nunca se esqueça de conferir o rótulo caso compre cerejas em conserva, pois muitas estão repletas de adoçantes artificiais!

 

12.  Chá verde: O chá verde é uma cura milagrosa para diversas doenças. Beber uma xícara de chá verde sem açúcar regularmente livrará seu corpo dos radicais livres e deixar que os antioxidantes nele contidos normalizem seus níveis de glicose. Isso ajuda a reduzir a diabetes e controlar as chances de outras doenças.

 

13.  Vinagre: O vinagre é um excelente ingrediente na dieta, pois dilui a concentração de açúcar no sangue. Estudos demonstram que duas colheres de vinagres antes das refeições podem reduzir o influxo de glicose.

 

14.  Frutas frescas: Os melhores açúcares são aqueles encontrados naturalmente nas frutas, e são ótimos suplementos à dieta, pois oferecem todas as vitaminas e minerais necessários. Segundo pesquisas, a ingestão adequada de vitamina A e C mantém o sangue e ossos saudáveis. Inclua em sua dieta frutas cítricas frescas como a laranja, maçã, abacaxi, uva e limão. Consuma bananas com moderação, pois sua estrutura de açúcares é mais complexa do que nas frutas cítricas.

 

15.  Fazer exercícios físicos: Exercitar-se adequadamente é o elemento chave para manter a saúde ideal. Estudos comprovam que o exercício melhora o fluxo do sangue e reduz os níveis de glicose. Isso resulta num metabolismo mais alto e menor risco de diabetes.

 

16.  Soja: A proteína de soja é uma das curas milagrosas para reduzir a diabetes em pacientes críticos. As isoflavonas contidas na soja reduzem o teor de açúcar no sangue e mantêm o corpo nutrido, além de acumular bem menos calorias em comparação a outros alimentos.

 

17.  Luz solar: Estudos demonstram que a exposição moderada à luz solar aumenta a síntese física da vitamina D, que é essencial para acabar com a resistência à insulina do corpo. A falta de vitamina D resulta na baixa produção de insulina. Embora o bronzeamento natural pareça um remédio excelente e fácil, é preciso tomar cuidado para não se expor demais ao sol, assim evitando o risco de câncer de pele.

 

18.  Vegetais frescos: Vegetais frescos são ricas fontes de ferro, zinco, potássio, cálcio e outros nutrientes importantes. Eles restauram o equilíbrio e ajudam na melhora geral da saúde cardiovascular e nervosa. Isso prepara o corpo para assimilar proteínas e produzir insulina nos níveis adequados.

 

19.  Carne magra: As carnes magras são ótimos substitutos para não-vegetarianos sob risco de diabetes. O alto teor de proteína é essencial para manter o bem-estar físico, já que as dietas ricas em gordura carboidratos estão fora de cogitação.

 

20.  Canela em pó: Além de ser um saboroso tempero, e canela tem a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Beba um pouco de água morna com canela em pó todos os dias e diga adeus à diabetes.

 

21.  Sono regular: Uma boa noite de sono é tão importante quanto a comida ou exercício para a saúde. Segundo estudos, adultos que dormem entre 7 e 8 horas toda noite têm menos chance de contrair diabetes em longo prazo do que aqueles que dormem poucas horas. A ciência por trás dessa afirmação alega que o sono acalma o cérebro e facilita a secreção normal de hormônios. A falta de sono perturba o equilíbrio hormonal.

 

22.  Refeições pequenas e frequentes: Manter o metabolismo alto é uma ótima solução para controlar os níveis de glicose, e nada mantém o metabolismo tão acelerado quanto o consumo frequente de pequenas porções. Estudos demonstram que as refeições frequentes resultam em maior absorção de nutrientes e menor acúmulo de gordura. Sem esse acúmulo, a secreção de insulina é normalizada.

 

23.  Feno-grego: O feno-grego, também conhecido como methi, é considerado o remédio natural mais eficaz para aliviar sintomas típicos da diabetes. As sementes devem ficar de molho durante a noite e a água deve ser consumida logo pela manhã, em jejum. Para deixar essa solução natural mais forte, é possível triturar as sementes e peneirá-las através de um pano ou filtro de papel.

 

24.  Suco natural: Alguns sucos são altamente eficazes no controle dos altos níveis de glicose, que podem ser fatais para os diabéticos. Algumas frutas e vegetais são ricos em antioxidantes e muitos micronutrientes raros. A variedade mais recomendada é o suco do melãozinho (também conhecido como momordica ou karela). Outras opções incluem o suco de uva ou o extrato obtido com a fervura das folhas de manga.

 

25.  Chá de louro e aloe vera: Um preparo natural e eficaz contra a diabetes pode ser feito com a mistura de algumas colheres de chá de folhas de louro trituradas e uma colher de chá de açafrão-da-terra. Adicione a essa mistura a mesma quantidade de um gel ou extrato de aloe vera e consuma diariamente antes do almoço e jantar.

 

26.  Chapati: Outra maneira útil de controlar a diabetes é aumentar a ingestão diária de fibras em sua forma natural. Isso inclui aumentar o teor de fibras no chapati, que é consumido regularmente nos lares indianos. A farinha refinada deve ser misturada a uma combinação de farinhas de diferentes cereais, especialmente aqueles com alto teor de fibras solúveis, como a cevada, lentilha e soja.

 

27.  Banaba ou jarul: Os diabéticos podem usar o extrato da folha de banaba ou jarul. A banaba está entre as plantas menos conhecidas da Índia, e é cultivada em poucos outros países. O pó do extrato de banaba pode ser utilizado para fazer um chá herbal. Essa planta contém altas concentrações de ácido corosólico — um dos mais potentes compostos bioquímicos, que estimula o metabolismo da glicose e ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina, sendo muito útil no combate à diabetes.

 

28.  Jambo: O jambo, ou Jamelão, é uma das raras plantas das quais é possível usar quase tudo (folhas, frutos e sementes) para ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue. A folha de neem é utilizada de forma semelhante. A amla, ou groselha indiana, também é eficaz na administração da glicose. Outras plantas com efeitos similares são a tulsi e bael. Todas essas folhas podem ser fervidas em conjunto para aumentar a potência do extrato filtrado.

 

 

bottom of page